terça-feira, 5 de julho de 2011

As Gueixas parte 1

Depois de observar, ler e assistir a história dessas lindas mulheres que, a muitos anos são apreciadas não só pelo povo japonês, mas em todo o mundo.
As gueixas não são "prostitutas de luxo", elas são exóticas e voltadas a arte.
Antes as gueixas eram ensinadas desde criança, aprendiam a se portar, se entreterem com as pessoas, tocar música, para se tornarem então, perfeitas, até tornarem-sem guardiãs da cultura japonesa.






As gueixas eram apresentadas em casas de chá, aceitas por volta de 1712; o nome "gueixa" significa "artista" (guei = arte e sha = pessoa), durante todo século XVIII, consideravam elas como mulheres profissionais, e eram proibidas de se deitarem com fregueses, em sinal de respeito a elas.




Hoje as gueixas tendem de estudar em um colégio normal até os 15 anos, para então poderem viver em uma "oki-ya", casa das gueixas. Lá elas são aprendizes, "maiko".


Durante esse aprendizado ela estuda em uma escola especializada, aprende, canto, música e uma disciplina rigorosa de boas maneiras para a cerimônia do chá, vive na oki-ya como sua casa, pagando suas coisas até que se torne bem sucedida. Antes disso ela faz os afazeres domésticos, estuda, aprende as artes, tendo pouco tempo livre (isso durante um ano).





Até que se torna a minarai- san, colocando o quimono (ohikizuri) e a maquiagem branca (shironuri), depois disso, são mais aulas de etiqueta e a aprendizagem de como se portar com os clientes, até poderem ser de fato uma gueixa.

* Os lábios de uma maiko são pintados de vermelho apenas na parte de baixo, significando que ela tente de ficar em silêncio e apenas ouvir suas lições.






continua...

Musica para descontrair x)



                                                                                           por: rafinhá

Nenhum comentário:

Postar um comentário